Saiba como controlar o estoque da sua empresa

controle de estoque

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Na experiência que temos com vários e-commerce, aqui na Ciclo Digital, vemos que muitos empresários não dão a devida atenção ao estoque, e pode ser fatal e comprometer seriamente a estrutura de seu empreendimento. Saiba, a partir de algumas orientações, como desenvolver o planejamento estratégico de gestão de estoque que vai ajudar seu negócio.

Observar atentamente os produtos em estoque para assegurar que as demandas da clientela serão atendidas sem excesso os quaisquer prejuízos é a ideia central da gestão de estoque. É essencial compreender que mercadorias sem giro significam dinheiro estagnado e que isso afetará seu capital.

Antes de tudo é preciso entender os tipos de estoque que existem para um melhor planejamento. O controle permanente é feito em tempo real e antecipa a reposição de itens sempre que haja aproximação ao limite de quantidade mínima de um produto. Já o temporário diz respeito à complementação da análise do estoque e é utilizado como uma forma de equilibrar o patrimônio e evitar que algo falte.

Faça um inventário constantemente

É um passo obrigatório tanto em sua feitura quanto em sua atualização. Deve-se listar os produtos em estoque e a quantidade de cada um. A medida que entradas e saídas ocorrerem, revise esses dados e atualize as datas de movimentação. Dessa forma, será muito fácil evitar falhas. Procure concentrar esta atividade em uma equipe ou um funcionário.

Estabeleça uma margem de perdas e danos

Inevitavelmente, perdas irão correr por melhor que a gestão de estoque seja – até na compra e na venda (a perda dupla) em alguns casos. Devido a isso, é imprescindível que seja definido um limite de perdas e danos e tentar se manter nessa margem.

Esteja ciente de todos os custos de armazenamento

A gestão de estoque em empresas menores costuma conter os custos relativos ao uso do espaço, equipe que gerencia este segmento, os sistemas que foram adotados para a gestão, as perdas e danos, entre outros. Analise cada um desses custos e busque, a partir de sua análise, elevar a eficiência da empresa.

Suas comprar devem ter datas e períodos bem definidos

Programe seus pedidos com seus fornecedores de confiança para reduzir riscos. Dependendo do fornecedor, é até possível negociar os prazos de pagamentos. Além disso, esteja preparado para demandas previsíveis e antecipe esses pedidos para ter melhor condições para negociar os preços.

Cada produto deve ter volume mínimo e máximo

Cada produto é um caso a parte e depende de seus fornecedores, demandas sazonais e preço porém é possível definir um volume mínimo e máximo que cada item deve ter. Considere a velocidade de giro de estoque, o preço pago e a economia de escalo caso os pedidos sejam feitos em grandes quantidade. Além disso, também considere o prazo de entrega entre o recebimento da mercadoria requisitada ao fornecedor e a distribuição ao seu cliente. Busque um equilíbrio entre o estoque necessário para as vendas e a prevenção à mercadoria parada.

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